top of page
​Apresentação

 

O colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores visa constituir um espaço de debate e de divulgação de estudos centrados em problemáticas atuais e pertinentes da formação de professores nas sociedades ocidentais. Face às questões socioeducativas que hoje se colocam, decorrentes das pressões políticas e económicas da agenda neoliberal e neoconservadora transnacional que largamente determina as opções político-educativas dos governos nacionais, a formação de professores não se pode colocar à margem do debate e da problematização destas opções e suas implicações para a qualidade do serviço educativo. Não pode ainda ficar incólume face aos fenómenos violentos da globalização, cuja face mais visível se manifesta diariamente nos atos de terrorismo, xenofobia, homofobia, violência de género, guerra e fome, que, entre outros, marcam a atualidade social.

 

O colóquio é de âmbito multidisciplinar, esperando-se que as propostas de comunicação tragam para o debate questões políticas, sociais e económicas relevantes para a educação e formação de professores, equacionando as suas implicações para as decisões curriculares e pedagógicas que as instituições educativas e de formação de professores tomam. As propostas devem explorar questões tais como: De que modo estão a responder as instituições educativas e de formação de professores às pressões políticas e económicas transnacionais sobre a educação e formação de professores? Como estão as escolas e os professores a responder às exigências de performatividade avaliativa atual? Que respostas curriculares e pedagógicas são dadas pelas escolas a populações marcadas por processos de discriminação e exclusão social? De que modo são/ podem ser as tecnologias digitais de comunicação inclusivas? Quais são as implicações para a qualidade dos programas de formação à distância? Que interesses são servidos pelos conteúdos curriculares escolares? Qual o papel dos manuais escolares e de outros recursos educativos (tecnológicos) na construção do conhecimento construído na e pela escola? Que respostas curriculares e pedagógicas estão a ser dadas a populações em risco de abandono escolar? De que modo estão os programas de formação de professores a preparar profissionais para atuarem numa sociedade da informação e do conhecimento? Como preparar professores para uma sociedade e escola multiculturais? Que preocupações de educação para a justiça social revelam os programas de formação de professores? Como podem as escolas e os programas de formação promover a educação para a paz e para os direitos humanos?

 

Estas e outras questões relevantes para a discussão de desafios curriculares e pedagógicos atuais à formação de professores serão acolhidas pela organização deste colóquio.

O tema do II Colóquio Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores é a formação e(m) contexto de trabalho. Pretendem-se discutir questões relacionadas com a formação de professores, nomeadamente os modelos e processos de formação e seus efeitos na aprendizagem profissional. Serão ainda analisados aspetos relacionados com a supervisão pedagógica, com a colaboração docente e com a articulação entre os contextos de formação e os contextos de trabalho.

II COLÓQUIO 

Desafios Curriculares e Pedagógicos na Formação de Professores​

Universidade do Minho, Instituto de Educação

9 de setembro de 2017

Inscreva-se

bottom of page